segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Ovelha do Salmo 23 - Editorial (esboço de pregação)

A Ovelha do Salmo 23
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE  CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Quando cursando teologia, um grande amigo e pastor trouxe-nos a sugestão desse tema. Algum tempo depois, acabou tornando-se título de uma das minhas ministrações, e agora, compartilho aqui na rede.
Para que Jesus seja o nosso pastor, é necessário antes de tudo, nos tornarmos ovelha. Quem é pastor sabe que este só se tornará graças ao reconhecimento de suas ovelhas. Ninguém embora sendo, e jamais deixará de ser, será reconhecido como tal fora do aprisco.
O Salmo 23 é um dos mais lindos e conhecidos, mas, portanto, se desejo os cuidados desse Pastor, preciso corresponder como ovelha.
O Versículo 1 diz “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. A ovelha é um animal completamente dependente. Sua relação de dependência é tão forte à ponto de conhecer o seu cuidador, veja: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (João 10.14), o que se resume em intimidade. É também preciso ter a marca do seu dono, e lógico, a marca de Cristo é o amor. Lembrando também que, somente pela fé alguém pode alcançar o cuidado divino: “vós não crestes porque não sois minhas ovelhas” (João 10.26) disse Jesus.
O Versículo 2 diz “Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. Tratando-se de animais herbívoros que viviam em regiões áridas, encontrar um manancial era algo praticamente raro. Mas aqui, o salmista Davi expressa sua experiência de que o cuidado do Senhor lhe proporcionava uma vida realmente próspera, mesmo que estivesse no deserto. E continua com “leva-me para junto das águas de descanso”. Ovelhas não bebem em água corrente, são sensíveis ao barulho das águas. Então, ou o pastor às conduziam a lugares de águas tranquilas ou fazia um risco no chão à margem do rio, profundo o suficiente para que pudessem matar sua sede. Veja aqui, Deus nos abençoa de forma carinhosa. Se você estiver numa situação de angústia e pavor, lembre-se também do Salmo 46.10 onde se diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
No versículo 3 Davi solicita refrigério e se dispõe a ser guiado por Deus pelos caminhos da justiça. E essa aqui é muito importante pra nós, uma vez que estamos sempre buscando o reino de Deus e que nem sempre priorizamos buscar a justiça deste (Mateus 6.33).
No versículo 4 O salmista continua se expressando como uma ovelha, às quais conhecia bem, e ilustra alguns momentos da vida como a travessia de vales perigosos cheios de salteadores e animais ferozes. Para Davi, a vara era indispensável para tratar qualquer desvio; literalmente esta servia para disciplinar. Se alguma ovelha era teimosa, apanhava. Já o cajado era um instrumento mais leve de tratamento; com ele, o pastor usava seu arco para puxar e direcionar a ovelha novamente ao rebanho. Mas não estranhem quando sentirem-se quebrados por uma repreensão. Às vezes era necessário quebrar uma das patas da ovelha, e essa devia ser carregada pelo pastor até recuperar-se; Essa experiência permitia à ovelha acostumar-se com o cheiro do pastor, e não saía mais de perto dele. A repreensão divina para Davi era o consolo que necessitava para vencer os vales perigosos.
Versículo 5 E aqui, Davi ilustra sua experiência  estando cheio da unção do Senhor para celebrar na casa de Saul que queria matá-lo. Tudo o que necessitamos para vencer nossos inimigos é a presença de Deus.
E finalmente no Versículo 6 é mostrado o resultado de se viver como ovelha do sumo pastor: bondade e misericórdia do Senhor por toda a vida. 
Pastor Jeffson M de Almeida
atosagora@gmail.com

Um comentário:

  1. Achei muito bom o titulo e o contexto do esboço
    esbocobibliapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".