quarta-feira, 15 de junho de 2011

Esboço do Sermão: Fontes Sujas e Fontes Limpas - João 4.14

Fontes Positivas e Fontes Negativas!
SERMÃO ANUNCIADO NO DOMINGO 12/06/2011 ÀS 19H30 
NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE MATA VERDE – MG
VOCÊ PODE UTILIZÁ-LO COMO SEU EM SUAS MINISTRAÇÕES
SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã) QUE DIVULGUE A FONTE
 CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.” (João 4.14)

Não vamos nesse instante discutir se somos o que comemos ou bebemos, se somos resultado da herança genética de nossos pais ou o resultado do meio em que vivemos. Embora todas essas afirmativas sejam no final, uma verdade indiscutível; Cada uma delas está associada a situações indispensáveis a nossa formação moral e física. Mas e a espiritual?
Do mesmo modo, o meio espiritual em que vivemos influencia nossa espiritualidade. Tanto negativamente, como positivamente. Daí desenvolvermos o conceito de fontes negativas e fontes positivas.
Cristo Jesus é a nossa grande fonte espiritual de vida, além de tantas outras fontes espirituais às quais devemos recorrer para saciar a nossa sede (necessidades). Agora, o que muitas vezes não nos damos conta é que, algumas fontes naturais podem ser espiritualmente positivas ou negativas. O exemplo: uma casa de festas pode ser uma fonte de pecado, o que é espiritualmente uma fonte negativa. Um lugar onde tenham pessoas invocando ao Deus Único e falando de vida, sem dúvida alguma, será uma fonte espiritualmente positiva.

Onde você está indo beber?
Nossa alma tem a necessidade de se satisfazer, queremos estar bem, sentir prazer.
Essa mensagem serve de alerta e abre nossos olhos, pois sem mesmo nos darmos conta, nós bebemos em fontes que não deveríamos beber, assim como, deixamos de beber nas fontes de vida.

“Sem rodeios”, algumas fontes são definitivamente do inferno
São fontes que deterioram a vida, que comprometem o destino eterno, que corrompem o ser moral, fazendo-o refém da iniqüidade assim como nos dias de Sodoma e Gomorra.
Fontes são os lugares onde bebemos, ou seja, recebemos para nossas vidas.
Quando você fica exposto à questões de saúde, normalmente procurará valorizar os exercícios físicos e a boa alimentação; especialmente se for nutricionista ou professor de educação física. E tudo isso é o reflexo das informações que recebemos. Voluntária ou involuntariamente acabamos correspondendo à fonte em que bebemos.
Por que então assistir filme de terror? Por que ficar exposto à vídeos onde o adultério é valorizado? Quem nunca torceu para que a amante tivesse um final feliz nas novelas? Ou quem nunca vibrou com um assassinato num filme? Certa vez, um moço que trabalhava num matadouro, hoje não mais, confessou que depois de matar friamente os animais estava chegando à conclusão de que poderia friamente fazer o mesmo com uma pessoa. Forte não?! Mas a pura realidade.
Tudo o que recebemos influencia nosso humor e comportamento.
FILIPENSES 4.8
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” 

Por que depois de bons momentos na presença do Altíssimo ainda nos sentimos sujos e temos atitudes, muitas vezes em casa, como de quem, quem sabe, não esteve num culto? Aí uma sequência de coisas que deveriam dar certo, dão errado.
Não sei se você já teve a experiência de abastecer com combustível adulterado. Quando você sai do posto, parece que realmente colocaram combustível em seu carro. Aí com uns dez quilômetros rodados o carro vai perdendo a potência e você chega a pensar que vai parar, que não vai chegar ao destino. Aconteceu comigo, eu havia abastecido numa fonte de água (não de etanol) e quase fiquei na estrada.
É o que acontece quando bebemos de Deus e depois adulteramos com programas e ou comportamentos sujos logo em seguida. Você pode ficar na estrada.
Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio. Pv 25.26

Quando na condição de fonte, devemos nos definir de quê
Tiago 3.11
Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?
Você não utiliza o encanamento de esgoto de sua casa para água potável. Usa?!

Onde beber da boa fonte?
O temor do Senhor é a fonte de vida” Provérbios 14.27
Temor é o início do relacionamento com Deus...
O temor do Senhor é o PRINCÍPIO da sabedoria” Provérbios 1.7
Se você quer que sua vida seja REGADA por fonte abundante, você tem que estar com sua vida no altar. Você já deve ter lido ou ouvido da condição para que os sacerdotes pudessem sacrificar!

Como beber da boa fonte?
Para encontrar a boa fonte, é necessário encontrar o lençol freático. É necessário cavar até Deus. E isso, conforme a instrução do sábio é temendo a Deus. Sem temor não há vida de santidade e justiça.
Algumas vezes o poço já está cavado, mas não conseguimos ver por causa do desespero que nos tira concentração e visão. Agar estava no deserto necessitando encontrar uma fonte. Não a via adiante por causa da ansiedade até que “Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo ela, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz” (Gênesis 21.19). Se não tivermos condições de cavar, ao menos devemos orar para que Deus nos mostre uma saída de emergência.

É preciso conhecer o Senhor da fonte
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida (Apocalipse 21.6). A fonte de vida é o Senhor. A fonte da graça é o Senhor. A fonte de bênção é o Senhor.
A quem tiver sede – receberá da água!
                          Receberá água viva!
              Receberá água viva de graça!

Matar a sede mesmo; só em Jesus Cristo
No encontro de Jesus com a mulher de Samaria junto à fonte de Jacó, Jesus apresenta àquela mulher uma explicação de duplo sentido: o primeiro de que a água tirada do poço, assim como muitas coisas que buscamos nesse mundo para saciar nossa sede resolvem momentaneamente nossas necessidades ou prazeres; o segundo: que em Jacó, a religião, não resolve as necessidades do espírito, mas que O Filho de Deus, poderia suprir definitivamente num encontro íntimo entre o adorador “que adora em espírito e em verdade” e o Senhor que é Espírito. O Senhor Jesus disse: “mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede” (João 4.14)
  
            Pastor Jeffson Moreira de Almeida
EMAIL:  atosagora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".