terça-feira, 9 de abril de 2013

Exercendo o Autocontrole - Pequeno Grupo - NÚCLEO - CÉLULA

Caso deseje, utilize-o como seu em ministrações, noutro caso, cite a fonte por favor! 
Exercendo o Autocontrole
Dia 09 de abril de 2013
PR JEFFSON M DE ALMEIDA

Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. Mateus 11.29

Autocontrole é a “capacidade de controlar as emoções e os desejos”.                                                                     

01. O que você chamaria de autocontrole?

02. Você já perdeu o controle em situações que não deveria? Como foi?

03. O que pode te deixar descontrolado?

       04. Testemunhando uma situação onde alguém esteja tendo atitudes próprias de descontrole, como você a descreve? Escandaliza?

Já ouvimos falar de pessoas de temperamento forte, o que nem sempre indica algo positivo a respeito. A depender do temperamento algumas pessoas tendem a ser como costumamos dizer: “de pavio curto” e estouram facilmente, tanto rapidamente como em situações insignificantes em uma ótica geral. Mas não fica por aqui, há aqueles que retraem, se isolam e não conseguem reagir diante as adversidades da vida, caracterizando também um descontrole emocional.

05. Como você fica quando não consegue satisfazer seu impulso?

06. Cite os transtornos sociais gerados pelo descontrole emocional no ambiente de trabalho; na família; e em relação ao testemunho cristão.

Em nós existem duas forças controlando as nossas decisões, uma é vontade, regido pelo prazer, conhecido na psicanálise como id e a outra é a crítica, ou como na ciência citada, chamada de superego, que é caracterizado pelas proibições e limites. Essas forças psíquicas interagem entre si formando o ego, que é o equilíbrio do controle. Algumas pessoas não conseguem ser felizes porque são extremamente castradoras das vontades; Quando outras buscam a satisfação dos prazeres independente do preço a ser pago. O indivíduo com ego saudável encontrou o equilíbrio.

07. Você já foi inconsequente em suas escolhas, decisões, e negócios por desejar muito algo? O que isso te gerou depois?

08. Você já se privou de algumas coisas (o que é lícito e que lhe convinha) e hoje isso te faz sentir um vazio, angústia ou sentimento semelhante? Por que você se limita tanto?

09. Para você, o que é uma pessoa equilibrada?

EXERCITANTO O AUTOCONTROLE:

Em Gálatas 5.23 lemos que mansidão e autocontrole são frutos do Espírito Santo. O autor diz: “andai no Espírito”, “sejam guiados pelo Espírito” (Gálatas 5.16), o que nos mostra que o relacionamento com Deus gera temor e transformação (Provérbios 1.7).
Em Provérbios 16.32 diz que aquele que domina as emoções é mais forte que um guerreiro que domina uma cidade.

10. Algumas práticas que levam a perda do controle estão ligadas diretamente aos hábitos: Assistir tv, uso do pc, compras, conversas sobre a vida alheia, discussões, vícios e etc. Você acredita que Deus pode ajuda-lo nessa tarefa? Como?

11. Em Tiago 1.14 diz que cada um tentado pela própria cobiça que atrai e seduz, e em 1ª Tessalonicenses 5.22 somos exortados a fugir da aparência do mal. Como evitar situações que possam comprometer seu autocontrole?

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e O Deus de paz será convosco. Filipenses (4.8 e 9)

12.  Vamos comentar o texto bíblico acima e orar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".