segunda-feira, 4 de junho de 2012

Agora os meus olhos te veem - editorial sobre uma fé superior

Ver, a experiência da fé.
Caso deseje, poderá utilizá-lo em suas ministrações, noutro caso, cite a fonte por favor! 

Existe uma distância entre a fé crida e a experimentada. Jó chega ao desfecho de sua grande provação com a concreta conclusão: “Antes eu te conhecia de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5). Notemos que no Novo Testamento nos é dada uma direção essencial à fé: ouvir. Aos Romanos 10.17 nos diz que “a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus”, sim, ouvir a mensagem Bíblica. Aquela que nos consola, exorta e edifica. É natural queixar-se de fraqueza espiritual quando não se alimenta da Palavra; Em Deuteronômio 8.3 Deus diz que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que Deus diz. Isso já é fantástico. Agora, note que alguém foi além da crença, alguém que descreve sua experiência com a palavra ver. “Se creres verás” (João 11.40). A experiência de Jó antes da provação é salvífica, a pós-provação é graciosa. Jó adorava a Deus, até que ele visse O Todo Poderoso de uma maneira particular. Quando falamos muitas vezes com alguém pelo telefone ou ouvimos desse alguém, construímos nossa própria imagem de quem a pessoa possa ser, até a encontrarmos e ficarmos surpresos sobre quem essa referida realmente é. Jó, assim como muitos bons e fiéis crentes em Cristo tinha sua própria imagem de Deus. Peça para um grupo de pessoas falarem sobre a imagem de Deus Pai e obterá diversas respostas. Jó, depois da provação, já tinha uma descrição mais concreta a respeito de Deus; “agora os meus olhos te veem”. À luz da Bíblia é completamente válida a fé pelo ouvir, veja Hebreus 11.1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” Entretanto, o que lhes é proposto agora é viver um estágio superior da fé, o qual o próprio pai da fé Abraão experimentou, quando viu o resultado da fé, pois assim como “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.17), a fé sem a manifestação visível de Deus denuncia uma falta. Essa fé que traz resultados visíveis manifesta-se algumas vezes em situações dolorosas, pois com Abraão, se deu no pedido de sacrifício de seu filho Isaac até a provisão. E quanto a Marta no Evangelho de João 11, seu irmão estava morto gerando um sentimento de pleno abandono por Deus e fragilidade emocional e espiritual até que ela viu a ressurreição. Tanto numa experiência como na outra, aqueles tiveram sua rotina de oração alterada. Posso imaginá-los deixando de orar ‘Senhor Deus Poderoso que está nos céus’ para ‘Meu Pai querido e amado que está comigo’. Jó, como observamos no livro de mesmo nome, já no início de sua história temos a compreensão de que este já era íntegro, reto e temente a Deus, era consagrado e muito abençoado, até que o Altíssimo decide medrar seu relacionamento com ele num desfecho já conhecido. A fé e o relacionamento de Jó com Deus foram ampliados, e a essa experiência ele chamou: ver.
Pastor Jeffson de Almeida
atosagora@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".