quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tratando o Sentimento de Culpa - Núcleo - Pequeno Grupo - Célula

Caso deseje, utilize-o como seu em ministrações, noutro caso, cite a fonte por favor! 
Tratando o Sentimento de Culpa
Dia 27 de junho de 2013
PR JEFFSON M DE ALMEIDA 

  Mateus 26.31-35 e 69-75

Pedro, assim como todos nós, vivemos na expectativa de não decepcionarmos pessoas que amamos e nem mesmo a nós mesmos, visto que o erro produz vergonha e baixa autoestima. Vacilar produz sentimento de culpa a ponto de nos engessar para não produzirmos resultados fantásticos após experiências que sempre servem para nosso amadurecimento.

01. Desprender-se da crítica diante de determinadas situações, pode nos levar a tomar atitudes baseadas somente no que estamos sentindo naquele determinado momento. Com base na promessa de Pedro, de que não negaria ao Senhor, comente.

02. Você já foi, ou por vezes, é inconsequente em suas atitudes? Costuma agir conforme suas emoções?

03. Algumas pessoas agem sem pudor ao sentimento dos outros, o que não foi o caso de Pedro. Essa postura é conhecida como cinismo. É quando nos comportamos como se o outro não tivesse sentimentos.

a. Considera importante o que os outros sentem?
b. Pensa muito em suas limitações e queixa-se de outros?
c. Por vezes acha que o outro é apenas o outro, e que esse não chora?
d. Por vezes, costuma pensar na necessidade e sentimento de outras pessoas que não sejam sua família? Toma-lhe tempo?
e. Acha realmente que existam pessoas que não choram?

04. Com suas palavras, o que é sentimento de culpa?

05. Já sentiu, ou às vezes tem sentimento de culpa sem lembrar-se de algo que o justifique?

06. Após Pedro ter negado ao Senhor três vezes, sobreveio-lhe uma profunda reflexão. É o que acontece após situações que geram o sentimento de culpa; Uma revisão repetitiva de todo o nosso comportamento acerca de todos os elementos que cercaram a situação. Considerando a experiência do apóstolo, como costuma reagir diante da culpa?

07. O sentimento de culpa nem sempre está associado a uma terceira pessoa, pode ser com algo acerca do próprio indivíduo, ou mesmo em relação a Deus. Fale a respeito.


TRATANDO O SENTIMENTO DE CULPA

08. É essencial para nossa concepção moral termos um senso crítico de nossas atitudes e suas consequências. Sentir-se culpado pelos pecados é primordial ao caminho do ‘arrependimento’, que significa mudar de direção. Testemunhe.

09. Em João 21.15-17 Pedro é interrogado pelo Senhor Jesus. O sentimento de culpa poderia persegui-lo por toda vida, no entanto, o próprio Cristo antecipou-se a uma iniciativa que poderia ser de Pedro. O que nos limita? Ignorância? Orgulho?

10. Em João 21.17 Pedro se entristece com o insistente questionamento do Senhor. Considere que Pedro negou ao Senhor três vezes, e aqui, consertou-se na mesma medida.

11. Jesus honra a Pedro propondo-o que sua revisão lhe permitiria ter dignidade diante do Senhor: “apascentar suas ovelhas”. Supere todas as suas limitações encarando-as e fazendo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".