quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pão Diário - esboço de estudo, sermão/ pregação.

PÃO DIÁRIO
VOCÊ PODE UTILIZÁ-LO COMO SEU EM SUAS MINISTRAÇÕES
SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã) QUE DIVULGUE A FONTE
 CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Gênesis 3.8 e 9
Quando ouviram a voz do senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
INTRODUÇÃO
Esse texto refere-se à experiência original do encontro de Deus com o homem. Na viração do dia, quando o dia terminava, o Senhor passeava no Jardim das Delícias e o próprio Deus chamava a Adão para aquele encontro diário. Estava marcado o compromisso; era indispensável iniciar o novo dia diante daquele que o havia feito para o homem.
Nossa ótica sobre a busca a Deus não deve estar carregada de fadiga como vemos nossos demais compromissos, mas sim com o coração ansioso por encontrar a pessoa mais importante do universo. Você já ficou muito ansioso para encontrar alguém?
I - A BUSCA DEVE SER DIÁRIA E CONSTANTE
1. QUEM É A PRIMEIRA PESSOA QUE VOCÊ CONVERSA QUANDO ACORDA?
Os casais sabem que um casamento propõe naturalmente uma relação íntima e de cumplicidade: O primeiro rosto que se vê; a primeira voz que se houve. No Éden, antes que o dia terminasse e antes mesmo de iniciar o novo dia e começando o novo dia, um momento especial estava em destaque: a “viração do dia”. Alí Deus não era o último, era o primeiro. A primícia do tempo era dEle.
2. O QUE REPRESENTA AO HOMEM ADORAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS?
É de extrema importância observar que o Senhor Jesus não colocou sobre nós um fardo; Adorar a Deus é uma lei de amor, veja: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento” Lucas 10.27. Algo semelhante acontece quando estamos enamorados ou focamos um objetivo em nossas vidas com toda nossa energia. Algo do tipo envolve renúncias, sacrifícios e sacerdócio.
Enoque viveu intensamente essa experiência e voltou. Quem ama a Deus com o máximo de si, volta ao início, volta à perfeição e conquista o máximo que qualquer homem pode conquistar que é o acesso pleno a Deus.
3. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE BUSCAR A DEUS TODOS OS DIAS?
Na oração ensinada por Jesus observa-se: “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje” Mt 6.11. Aquela não foi uma oração ocasional. Foi parte dos ensinamentos do Sermão do Monte que deveriam ser colocados em prática pelos seguidores do Messias. É um modelo de oração. E quando observado acerca de em que momento fazer tal oração entendemos que já no primeiro momento do dia: “dá-nos hoje”. É estar pronto a exercer a dependência diária. É professar a subordinação constante.
4. E QUANTO AO DIA SEGUINTE?
Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6.34).
Só descansa à respeito do amanhã, aquele que aprendeu a confiar. E isso não quer dizer: deixar de trabalhar (“se alguém não quer trabalhar, também não coma” 2 Tess 3.10). A advertência aqui é: “não se inquietar”. Se você já orou e fez tudo o que tinha que ser feito, agora é deixar Deus trabalhar. É viver na prática Isaías 64.4: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquelq eu nEle espera
II - COMO DEUS RESPONDE
1. AS RESPOSTAS DIVINAS VÊM EM COTAS DIÁRIAS...
Já parou para pensar na condição daqueles que haviam saído do Egito? Eles não tinham terra para plantar, não tinham tempo e nem sementes. Essa experiência se assemelha à daqueles que se convertem sendo produtores de cachaça ou mesmo vivendo de coisas ilícitas. É necessário sair do Egito e ir para o deserto, lá, as bênçãos vêm em cotas diárias, assim como o Maná.
No deserto, todos os dias bem cedo, o povo devia sair para colher.
2. QUANDO SEI QUE DEUS ESTÁ FAZENDO O MILAGRE?
A palavra prosperidade não é sinônima de volume nem de descanso, mas de progresso. O próspero é aquele que segue feliz. Na prática o que seria então prosperidade? É você viver a experiência de que nunca vai faltar, mas também não vai sobrar. Observe Êxodo 16.18, lá diz que os filhos de Israel saíram para colherem o maná “porém não lhes sobrava nada aos que colhiam muito, nem faltava aos que pouco colhiam
3. QUANDO BUSCO O COMODISMO
Maldição! O maná recolhido para o dia seguinte havia se estragado. O maná que você recebeu ontem foi para ontem. Hoje, busque o do dia.
III - O RELACIONAMENTO COM DEUS NÃO PODE SER DESENVOLVIDO COM PRATICIDADE
Microondas, celular, fralda descartável e controle remoto são objetos de praticidade e quanto mais o tempo passa, buscamos por outros meios de agilizar nossa vida e ganharmos tempo com outras. Agora, tratando-se de relacionamentos, não podemos admitir que uma rede social na internet, por exemplo, possa nos proporcionar bons momentos de relacionamentos com pessoas.
É preciso investir tempo, e tempo de qualidade. Quando nossos amigos vão morar em outra cidade e perdemos o contato, vamos nos desligando da pessoa e assim, perdemos a conexão com ela. Continua amiga, mas, amiga distante. Deus não quer amigos distantes, Ele quer acompanhar a sua história, seus avanços, estar contigo em suas lutas e te fazer vencer.
Em Romanos 12:1 nos é proposto apresentarmos a totalidade do nosso ser: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
No Salmo 1.3 lemos sobre a maneira de buscarmos ao Senhor mostrada como constante: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite
IV - NÃO SE PODE DRIBLAR DEUS
Gálatas 6.7,8
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
Porque o que semeia para sua própria carne colherá corrupção, mas o que semeia pra o Espírito do Espírito colherá vida eterna
1. OS HEBREUS TENTARAM BURLAR A ORDEM DIVINA QUANTO À COLHEITA DO MANÁ
...deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal” Êxodo 16.20b
2. O “JEITINHO BRASILEIRO” NÃO FUNCIONA COM DEUS
Esse ‘jeito’ informal amplamente aceito em nossa cultura não funciona com Deus. Embora não estando nós, mais no tempo da lei, no tempo da graça devemos a Ele: reverência, decência e ordem.
O maná não podia ser colhido com atraso; “porque em vindo o calor, se derretia” Êxodo 16.21b
CONCLUSÃO
Buscar pão diário não é uma tarefa simples quando ainda não estamos disciplinados; mas quando alcançamos tal postura, voltamos ao início, ao encontro original. Assemelhamos-nos a Adão no tempo da perfeição, a Enoque, o amigo de Deus. E somos supridos, porque Deus tem um pão novinho para você logo cedo, fresquinho, o que você necessita para aquele dia.
Não adianta querer ficar de pé com o pão de ontem, você tem que se alimentar num bom relacionamento com Deus todos os dias.
Salmo 42.1-2a
Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo;”

             Pastor Jeffson Moreira de Almeida
EMAIL:  atosagora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".