sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Pastor do Salmo 23 - Editorial (esboço de pregação)


O Pastor do Salmo 23
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE  CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Talvez alguns conheçam muito bem o Salmo 23, mas ainda não conheçam o pastor deste Salmo. Em Gênesis 49.24 quando Jacó abençoa a José, refere-se ao Senhor como o Pastor de Israel. Isaías 40.11 diz que Deus, como pastor apascentará o seu rebanho. O pastor do Salmo 23 é o próprio Deus, e para recebermos o seu cuidado é necessário conhece-lo.
A palavra hebraica para pastor é RAAH e carrega a idéia de cuidar de rebanhos, alimentar. E é esse zelo que o Senhor nos propõe.
Em Efésios 4.11 este substantivo aparece com a expressão poimen e é aplicado àqueles que tem um dom de pastoreio.
Em 1ª Pedro 2.25, Pedro refere-se a pessoa de Jesus como PASTOR e BISPO de nossas almas.

ILUSTRAÇÃO (da internet):
Um Poeta é convidado para ler o Salmo 23 no final de uma solenidade. Ele impostou a voz, e utilizou-se de suas técnicas para ler com grande estilo. A plateia comovida, aplaudiu de pé.
Um ancião pede a palavra, e lê o mesmo Salmo; Ele recita pausadamente, e a multidão para. Ocorre um grande quebrantamento e soluços, ninguém aplaudiu, mas estavam todos tocados pela Palavra.
O jovem questionou o que havia naquele velhinho, que não havia nele e ele confessou que ao contrário dele que conhecia o Salmo do PASTOR. Ele conhecia o PASTOR do Salmo.

Devemos procurar conhecer dia a dia o PASTOR do Salmo 23.
Ele é tão fiel, que mesmo o povo de Israel sendo infiel no deserto, Ele manteve a sua fidelidade. Davi, neste salmo, procura trazer Deus para uma esfera existencial humana e por isso refere-se a Deus como seu pastor. Como consequência de profunda segurança de que nada iria faltá-lo, Davi chama-o de “MEU PASTOR”! E então definitivamente gozaremos de:
CUIDADO – Ele cuida em levar suas ovelhas para um ambiente seguro e que tenha alimento para lhes oferecer. Ele nos faz repousar em lugares seguros e prósperos. DIREÇÃO – Não há ovelha perdida quando o pastor Jesus está por perto. SEGURANÇA – Resultado da Presença de Deus! - O Pastor do salmo 23 não vem ao nosso socorro quando passamos por lutas e tribulações, Ele já está ao nosso lado. Ele é Deus de Perto, Emanuel – Deus conosco!

Pastor Jeffson M de Almeida
atosagora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nome é Jeffson de Almeida e estou muito feliz com a sua visita. Esse blog está com a visualização configurada para computador. Caso não consiga acessar todas as opções, por favor, altere no navegador do seu dispositivo móvel para "versão para computador" ou clique abaixo no link "versão para web".